Com título do Boca, Estudiantes vai à Libertadores

Apesar de ter terminado o Torneio Apertura apenas na sétima colocação, o Estudiantes de La Plata garantiu na noite da última terça-feira a sua classificação para a edição 2009 da Copa Libertadores da América. Como o Tigre não foi campeão do primeiro turno do Campeonato Argentino, o clube liderado pelo meia Juan Sebastián Verón assegurou a vaga para a repescagem, por conta da somatória dos pontos.

Beneficiado pelo título do Boca Juniors, que perdeu em Avellaneda para o Tigre por 1 a 0 mas ganhou o troféu pelo saldo de gols, o Estudiantes jogará a Pré-Libertadores em janeiro. A equipe enfrentará o Sporting Cristal, do Peru. Se conseguir a vaga, o time platense avançará para o Grupo 4, que conta com Cruzeiro, Universitário de Sucre (Bolívia) e Deportivo Quito (Equador).

O Estudiantes, vice-campeão da Sul-Americana deste ano, parou nas oitavas-de-final da edição 2008 da Libertadores. Os argentinos, tricampeões nos anos de 68 a 70, foram eliminados pela equatoriana LDU, que conquistou o troféu e neste domingo ficou com o vice do Mundial de Clubes.

Os outros classificados argentinos para a Copa Libertadores 2009 cairão automaticamente na chave de grupos: Boca, San Lorenzo de Almagro, Lanús e o vexatório River Plate, campeão do Clausura em junho e lanterna do Apertura no segundo semestre deste ano.

Os xeneizes, que festejam o troféu do Apertura, entrarão no Grupo 2, ao lado de Guaraní (Paraguai), Deportivo Táchira (Venezuela) e um time a ser definido na Pré-Libertadores: pegará o vencedor do confronto entre os venezuelanos do Deportivo Anzoátegui com os equatorianos do Deportivo Cuenca.

Já o San Lorenzo, terceiro colocado do primeiro turno do Argentino 2008/09, entrou no Grupo 8 ao lado de Libertad (Paraguai), Universitário (Peru) e San Luís (México). O Lanús foi para a chave 6, com Everton (Chile), Caracas (Venezuela) e um classificado mexicano a ser definido.

Por fim, o River Plate comporá o terceiro grupo da Libertadores graças ao título do Clausura. Os comandados de Néstor Gorosito, treinador do Argentinos Juniors que assumirá o time do Monumental de Nuñez em janeiro, terão pela frente o uruguaio Nacional, o peruano Unviersidad San Marín de Porres e o vencedor do embate de xarás entre Nacional do Equador contra Nacional do Paraguai.

Gazeta Press

Comentários